segunda-feira, 12 de maio de 2014

Benefícios dos Germinados

Oiiiee gente!!!!!

Hoje eu resolvi falar um pouquinho sobre um assunto que “quebrou um grande galho” na minha vida! J

Quando o Pietro nasceu e eu comecei a amamentar, surgiu aquele grande problema. O que eu não devo comer para que ele não tenha dor de barriga!

Cada um diz uma coisa diferente, fiz várias pesquisas e perguntei para alguns profissionais também…Quando fui ver, a lista dos alimentos que eu não poderia comer foi gigante. E eu, como sou vegetariana, preciso ter uma grande variedade de alimentos vivos no meu dia-a-dia para que eu não tenha deficiência de nenhum nutriente. 

Então eu decidi que não iria simplismente abolir todos aqueles alimentos que eu li que fariam mal para o bebê sem antes fazer um teste por mim mesma. Cada organismo reage de forma diferente, e não existe uma regra prá isso. Por exemplo, as frutas cítricas nunca fizeram mal para o Pietro. Então continuei consumindo tranquilamente.

Quando fui fazer o teste do feijão, deixei de molho por 12 horas antes de cozinhar, mas mesmo assim ele teve cólica (que foi a primeira de 3 vezes que ele teve cólica nesses 3 meses de vida, graças a Deus.)
Mas eu não poderia simplismente deixar de consumir os leguminosos, eles são parte do meu dia-a-dia!!!

Foi quando a minha mãe me deu a excelente idéia de germiná-los.
Ao germinar um grão, o fitato é degradado, e é o fitato que causa os gases e dor abdominal. Além do mais, os grãos germinados têm maior quantidade de fibra bruta, o que é importante para a saúde intestinal, e também ocorre um leve aumento de algumas vitaminas, como a C e a B12 (o que é super indicado para vegetarianos).
E o método de germinação pode ser uma maneira de converter proteínas vegetais de fraca qualidade nuticional em proteínas de melhor qualidade. Ou seja, é um alimento super protéico!
E olha que legal também… O grão de trigo germinado degrada as proteínas do glúten, resultando em um produto bem menos alergênico.
Realmente são vários os benefícios do grão germinado.

Ok, mas como eu faço para germinar? E quais grãos eu posso germinar?

Bom, você pode germinar o grão que quiser…Trigo, cevada, lentilha, feijão, grão-de-bico e assim por diante. Alguns podem demorar mais que outros. Por exemplo, a lentilha é suuuper rápido, já o grão-de-bico demora mais.
Agora assim, para germinar, não precisa sair toda aquela “perninha”ok? Basta sair um pouquinho.
Um dia eu fui tentar fazer com o grão-de-bico e fiquei esperando dias até sair a “perninha” toda… E adivinha? Azedou L

Com o feijão e o grão-de-bico eu espero sair uma pontinha da “perninha” e está pronto. Já a lentilha, que é mais rápida, em 2 dias já brota bastante.

Mas deixa eu te ensinar como germinar:

1.   Deixe de molho por 8-12 horas (troque a água 1 vez). Normalmente eu deixo de molho antes de dormir.
2.   Lave em água corrente, escorra bem.
3.   Coloque em um recipiente, pode ser de plástico mesmo, cobrindo com um pano bem fininho de algodão, pode ser um voal.
4.   Coloque em um lugar escuro. Eu coloco dentro do armário.
5.   Lave umas 3 vezes ao dia, escorra e coloque no mesmo recipiente no lugar escuro. No verão tem que lavar mais vezes para não azedar fácil ok?

Faça isso até perceber que o grão está abrindo e a perninha saindo. A lentilha em dois dias já está super germinada J

O feijão é um pouco mais...Mas eu deixo por uns 2 dias também e cozinho. Por exemplo, sábado a noite eu deixo de molho, domingo e segunda durante o dia eu vou lavando e segunda a noite já dá para cozinhar! J É super fácil. Só lembre de lavar bastante para não azedar!

Eu amo a lentilha germinada e prefiro comer na salada do que cozinhar.
E foi o que eu comi hoje no almoço. Ficou uma delícia!

Segue a minha receitinha:

Saladinha de Lentilha germinada

Ingredientes:
  • 1 xícara de lentilha germinada
  •  1 colher de sopa de: cebola em cubos, tomate em cubos, pimentão verde em cubos e pepino japonês em cubos
  • 1 dente alho picadinho
  • 1 colher de sopa de cheiro verde (salsinha e cebolinha)
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  •  Gergelim torrado e triturado  gosto também.


Como fazer:
Misture todos os ingredientes exceto o gergelim e deixe na geladeira por 30 minutos antes de servir para acentuar o sabor. Salpique o gergelim por cima e enjoy it :)

Ah, dura uns 3 dias refrigerado!!!
Espero que tenham gostado das dicas!!!! J

Beijinhos,


Gabi

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Gabi, estou amando tuas postagens! Esta dos grãos germinados está fabulosa! Beijos com muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Muito valiosa essa dica ...adorei vou tentar

    ResponderExcluir