quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Mito do Leite

Oi pessoal!!! Bem-vindos ao primeiro post do blog!

Eu queria inaugurar com um assunto um tanto polêmico, e é justamente sobre ele que vamos conversar bastaaaaaante aqui no blog. Sobre ele e sobre como substituir ele! O que é? O famoso leitinho de vaca!

Eu vou passar prá vocês aqui no blog algumas informações do motivo pelo qual nós, seres humanos, não deveríamos ingerir o leite, e adiantando só um pouquinho, um dos motivos é por que o leite de vaca foi feito para os bezerros crescerem saudáveis e criarem seus cascos e chifres, e nós não precisamos disso, não é mesmo? J Além do mais o corpinho deles metaboliza o leite de forma bem diferente do nosso!

Mas é claro que eu não vou dar o problema para vocês sem uma solução. Vocês vão encontrar aqui várias dicas legais de substituição. E eu não vou colocar tudo goela a baixo em um só post!!! hehehe :)

Bom, minha mãe é PhD em Fisiologia Humana na Universidade Federal de Santa Catarina, e juntamente com alguns alunos, fizeram uma pesquisa sobre o grande mito do leite de vaca. Quero começar mostrando para as mamães com babies APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca) uma das razões do porque há grande dificuldade do organismo dos bebêzinhos em metabolizer o leite! Olhem só que interessante:

O leite de vaca tem 300% a mais de cálcio e de proteínas do que o leite humano. O cálcio em menor quantidade no leite da mulher é absorvido de modo eficiente pelo organismo do bebê, enquanto que o do leite da vaca não é, devido às quantidades de outros minerais presentes no mesmo. Altas concentrações de ferro competem com o cálcio, dificultando sua absorção.” [Oski, Apud Felipe,Galactolatria, p. 122].

Vocês já devem ter ouvido aquela famosa frase que todos gostam de dizer para as pessoas que não tomam leite “olha, cuidado, se não tomar leite você vai ter deficiência de cálcio”…Será mesmo?

“Para uma boa absorção do cálcio, o corpo necessita de magnésio. Uma dieta industrializada, rica em leite e derivados, é pobre em magnésio, e sem ele o corpo absorve apenas 25% do cálcio. O restante é prejudicial ao organismo, resultando em placas ateroscleróticas, em cálculos renais, artrite e gota”. [Cf. Felipe, Galactolatria, p. 138],

Por que será então que em países onde se consome muito leite de vaca existem mais problemas renais e ósseos em geral?

“Atualmente, existe um grande incentivo por parte de médicos e nutricionistas para o consumo do leite como a principal fonte de cálcio na dieta. Paradoxalmente, os países com maiores índices de doenças ósseas e câncer de mama (Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia), também apresentam o mais elevado consumo per capita de leite no mundo.”

Paradoxo??

Vamos desmistificar a necessidade do consumo de leite de vaca e laticínios como fontes principais de cálcio, uma vez que 75% do cálcio contido no leite de vaca não pode ser assimilado pelo organismo humano. Mas onde encontrar outras fontes?

Seguem as dicas em um próximo post J Mas só uma palhinha: Dar uma leve tostada no gergelim em uma frigideira e triturar com um pouco de sal, vira um ótimo tempero para a salada! Sim, o gergelim é uma ótima fonte de cálcio!!!! Tem 975 mg
de cálcio para cada 100 gramas! J

Os Estados Unidos e a Alemanha recomendam 1200 mg para os adultos. Já o Canadá e a Inglaterra, seguem a Organização Mundial da Saúde, que preconiza uma ingesta de 500 mg.” [Cf. Felipe, Galactolatria, p. 137].


Fica a dica para pensarmos um pouco!! :)
Beijos,

Gabi

2 comentários: